segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Provocações




Vou falar um pouco sobre esse programa da Tv Cultura que abrilhanta e estimula nossas noites de domingo. Aliás, a Tv Cultura e sua programação noturna de domingo é um oásis no meio de tanta idiotice que claustrofobiza nossas mentes. Nesse último domingo, o prgrama Clássicos apresentou uma orquestra (não me recordo o nome porque quando comecei a assistir já estavam na execução) interpretando o Réquiem de Mozart. Café Filosófico, Entrelinhas e até um reality show para revelar novos músicos eruditos.


O que mais me admira no Provocações é a liberdade concedida ao entrevistado no final do programa, onde Antônio Abujamra pede que o convidado relate as emoções que sente após ser aguçado a revelar seus conhecimentos.


No site do programa Provocações podemos encontrar momentos importantes que marcaram os encontros passados, os poemas e citações narrados no final e no início do programa. Entre essas citações escolhi essa de Fernando Pessoa, ao final deixarei o link para quem quiser ler as poesias e ainda ouvir a imperiosa narração de Abujamra. p.s.: Estou em débito com os escritores brasileiros. Machado vem aí!


Fernando Pessoa (citação):


Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas que já têm a forma de nossos corpos e esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares.É o tempo da travessia. E se não ousarmos fazê-la teremos ficado para sempre à margem de nós mesmos.




Nenhum comentário: