quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Mogilev (Mohilióv, могилев)








Mogilev é uma cidade da Bielo-Rússia, ao sul da capital Minsk, e um distrito importante da região. Cidade antiga. Vou deixar abaixo um link pra vocês terem informações básicas e enciclopédicas a respeito dessa cidade, fundada na era medieval. Num tempo em que o comércio fluvial interligava boa parte do leste europeu, pela bacia do Rio Dnieper.


O rio Dnieper (existe também o Dniester, mais ao leste do mapa), é um rio fundamental da História da formação dos países do leste europeu. Diria que vai muito além do Leste, é um rio importante também para o contato entre bizantinos e árabes com os vikings suecos. Nos dias de hoje, essas cidades acinzentadas da Ucrânia e Bielo-Rússia são, normalmente, cidades industriais, geladas, com aquele ar de socialismo e extração de minerais e gases.




Quem me vê falando assim, talvez pense que eu conheço a região, né? Isto é apenas um excêntricidade! As propagandas de refrigerante exigem que sejamos diferentes e originais. Wooow! Esse foi meu jeito de ser original. Pois bem, resolvi me interessar por estudar as coisas dessa região do planeta. Não tenho descendência desses povos nem nunca viajei pra fora do Brasil. Mas, é uma excentricidade. Sempre gostei de folhear as páginas de enciclopédias e mapas da Terra. Quando eu tinha sete anos eu sabia todas as capitais do mundo. E tenho testemunhas! Na biblioteca do falecido Colégio Marista do Recife, com seus azulejos azuis e vasta coleção de enciclopédias, eu visitava as cidades e países.




Dessa forma, eu gostava de imaginar as regiões, por fotos eu via os povos e suas culturas. Atualmente, a internet tem me ajudado a ampliar esses conhecimentos, inclusive me tornando razoavelmente íntimo de pessoas que nunca imaginei conhecer. Por exemplo, eu converso no msn com uma inglesa do interior há 6 anos e uma jovem de 19 anos de Baku, Azerbaijão. Treinamos russo pela internet, embora o meu seja bem precário, como um silvícola e um urbanóide. Mas, assim vamos conhecendo outras coisas e respeitando. Vocês sabiam que os vizinhos azerbaijanis e armênios são inimigos vorazes?? Pois bem, dois pequenos países, vizinhos, espremidos pelo Mar Negro e o Mar Cáspio, e que não se toleram, historicamente.




A surpresa reside em nossa ignorância. Quando criamos imagens que nos são passadas pela tradição, antiga ou inventada, desses países, fechamos as portas para riquíssimas culturas e conhecimentos. Formas de arte que relatam outra realidade, ou ausência de realidade, ou fuga da realidade. Várias possibilidades de conhecimento. Jorge Luís Borges gostava de brincar com os mapas em suas ficções, essas se passavam numa cidade no interior da Irlanda, numa cidade do interior do Uruguai ou numa cidade imaginária perto do Cazaquistão.




Para a maioria de nós, Moguilev é apenas uma cidade desconhecida de um país desconhecido. Talvez não haja um grande artista famoso na cidade, nem um acontecimento histórico relevante, mas meu dever é esse, lançar olhares para coisas distantes, que se perdem na penumbra da cegueira, que são engolidos pela linha do horizonte até que a própria visão se torne uma criação. Sejam bem-vindos a Moguilev. O link é do wikipedia mesmo.




5 comentários:

anti-humanista disse...

Muito bom Dodô... continue com sua voracidade pelo conhecimento eslavo, e tudo o mais. Você n tem nada a perder com isso.

O blog está ótimo.

Aleksander disse...

caraca!
é lendo textos como esses que percebemos que nossos amigos são dodoidos desde pequenos! hehehehehe
fico só pensando (e rindo) caso algum Moguileviano (?!) leia o texto, com certeza vai ficar feliz de alguém tão longe elogiar sua cidade. Eu sinto isso, as vezes,quando dizem "São Paulo é caos" ;0)

Dodô Fonseca disse...

quando os moguilevianos vão invadir a terra?

Anônimo disse...

massa, dodo! quem sabe a bielorrússia não construa um novo bloco hegemônico junto com a venezuela e conquiste a Terra junto com extraterrestres ou com Jesus Cristo quando ele voltar através da sua carruagem espacial?

Anônimo disse...

jaimeporralouca, és raipt? olha, um porta-aviões russo aportou em Caracas essa semana, para treinamentos. Cuidado não, Lula! O exército vermelho quer expulsar o verde da américa do sul... ai que saudade de jogar War.