terça-feira, 24 de março de 2009

Só Para Baixinhos



Hoje eu quero deixar de presente para os papais e mamães um disco infantil... ôpa, peraí! Como posso definir o disco O Jardim das Borboletas de 1972 da banda que possui o mesmo nome do disco? Rock psicodélico para crianças?! Peça teatral para uma família cabeça?! As músicas são tão bem trabalhadas que em certos momentos parece que estamos ouvindo o Perfume Azul do Sol, A Cor do Som, Som Imaginário; e tudo com um romantismo paternal. Tudo se passa em um jardim fantasioso, do mundo que só as crianças pertencem. A atmosfera é tão bonita, o instrumental tão harmônico, que eu, meio-ogro, meio-melancólico, bicho velho e ensimesmado, considero-me fâ da obra desses artistas. Vou abrir aspas para o que diz o blog Mopho Discos:


"Em 1972 estreiou a fantasia musical infantil de André José Adler "O Jardim das Borboletas" com músicas de Taiguara, Eduardo Souto Neto, Zé Rodrix, Jorge Omar e Paulo Imperial. Com cenários e figurinos de Cláudio Tovar. A produção era de Carlos Imperial. Desde então a peça já teve pelo menos 18 montagens profissionais pelo Brasil e 2 adaptações para TV."


Queria que Úrsula mostrasse para Tales, Tiago para Joãozinho, Hugo pra Camila. Também quero homenagear com essa postagem os recém-papais e mamães, especialmente Ênio (pai de Samuca), que adorou o disco e fiquei satisfeito por ter apresentado o Jardim para esse nobre músico de nossa cidade. De vez em quando fazemos trocas musicais, ele me apresentou A Banda dos Contentes de Erasmo Carlos e o dançante Chromeo; enquanto eu passei as minhas pesquisas do Leste Europeu, como Balkan Beat Box, Fanfare Cioçärlia, juntamente com outros tantos discos e O Jardim das Borboletas. Os pais, hoje, são meio órfãos de musica infantil: ou entram na ditadura da véia Xuxa ou tem que correr atrás dessas pérolas encrostradas nas veredas da psicodelia.


A vida aí fora pode não ser bem assim, mas tente lembrar do nosso Jardim.




link do álbum: http://www.mediafire.com/?jp2jb11wed5

2 comentários:

Luciana Cavalcanti disse...

Não consigo baixar, Dodô. Mas quero ouvi-lo. Grava num cd físico pra mim?!? Xeros...

André José Adler disse...

Obrigado, Dodô. Tantos anos depois, ler o que você escreveu sobre o nosso jardim me deixou alegre e lisonjeado! abs.