sábado, 20 de dezembro de 2008

Mostar Sevdah Reunion

Quando convidei meu amigo Hugo Perez pra visitar meu blog, o danado me saiu com a seguinte frase: "teu blog parace um sarapatel de bode". Eu adoro esse prato da culinária nordestina e sei que ele também gosta, então vou encarar como um elogio. Na verdade, a minha principal idéia ao lançar esse blog é a de poder comentar todo tipo de coisa que me surge à cabeça, sem muita preocupação com a sequência dos fatos. Hoje, por exemplo, me deu na veneta escrever sobre a cidade de Mostar, que fica na Herzegovina. Mas, antes de chegar nesse belíssimo destino, gostaria de falar poucas palavras sobre um filme muito mentecapto que acabei de assistir, chamado Viagem a Darjeeling. Nesse filme, três americanos vão viajar pela India num trem velho, cheio de coisas espalhadas e todas as loucuras que vocês podem imaginar. Talvez o trem seja até muito quadradão, porque nossos três yankees foram expulsos e obrigados a descer numa parada no meio do deserto. Isso me faz lembrar uma temporada na pousada do Rai em Maracaípe, onde eu, Jeovah, Mauro e Antonioni (só peça boa) íamos sendo expulsos do recinto por estarmos pertubando tarde da noite, ouvindo Ramones nas alturas, bebendo vinho e discutindo aos berros. Então, não tenho muito o que falar sobre Darjeeling e a India, pois não conheço a cultura indiana em quase nada, exceto que os ciganos migraram daquela terra no século XV. No final da postagem vou deixar a trilha sonora desse filme que é arretada e se puderem, assistam.









Falando sobre os ciganos, dizia eu que esse povo migrou da India no Século XV e esses mesmos foram muito importantes para a formação cultural de quase todos os países do leste europeu. O que seria da música popular russa sem a influência cigana? Tem uma passagem muito viva na minha cabeça no romance dos Karamazov, quando Dmitri viaja tresloucado atrás de Katarina Ivanovna e ao chegar em sua residência, manda conclamar os ciganos, oferecendo dinheiro e champagne em troca de uma legítima festa e, os ciganos fizeram como só eles são capazes. Atualmente, o país com a maior população cigana é a Romênia e onde esse povo introduz sua cultura, enriquece o mosaico artístico, porque eles bebem de diversas fontes, desde suas "origens" indianas.









Existe uma cidade na Bósnia e Herzegovina chamada Mostar (opa, o que isso tem a ver com os ciganos?), que possui quase 200 mil pessoas, divididos entre bósnios (muçulmanos), croatas e sérvios (esses dois últimos se diferem pela religião, os croatas são católicos e os sérvios, ortodoxos). A cidade tem esse nome por causa da ponte que corta o rio Neretva. Não sei como se chama em bósnio, mas em russo a palavra ponte é "most - мост", então é provável que seja alguma coisa parecido com ponte. Essa belíssima ponte, que foi destruída na época da guerra na Iugoslávia (93 e 94) e reconstruída após o fim do conflito, serve de ligação entre os dois lados da cidade que na época medieval eram duas cidades chamadas Nebojša e Cimski grad. Me faz lembrar de Budapeste, que no passado era duas cidades: Budá e Pest, a primeira de população magiar e a segunda de comerciantes alemães, separados pelo Danúbio. Salve Zóltan, onde quer que esteja, foi ele que me explicou isso.









Nessa cidade bósnia existe um grupo de música folclórica muito bom chamado Mostar Sevdah Reunion, com inegáveis e explícitas influências da música cigana. Uma riqueza para quem gosta de conhecer músicas de locais diferentes. À frente do grupo encontra-se Shaban Bajramovich, conhecido como a "lenda cigana". Em alguns momentos parece que estamos ouvindo jazz, mas não, é música cigana. Espero que vocês tenham coragem de tentar conhecer, pode ser prazeroso, meus amigos, embora entender o que se canta em bósnio não é nada fácil. Então, minha sugestão para essa noite de sábado é a trilha sonora de Viagem a Darjeeling e dois discos do Mostar Sevdah Reunion, o primeiro com Shaban Bajramovich nos vocais e o segundo com Ljiljiana Butler, uma daquelas cantoras bem gordas, com cara de bolacha maria, mas que bota pra quebrar! Obrigado pela visita e aproveitem as sugestões.









links (cliquem com o botão direito do mouse):









1) Darjeeling Soundtrack, parte 1 e 2: http://rapidlibrary.com/index.php?q=darjeeling+soundtrack&filetype=0









2) Mostar Sevdah Reunion, a gipsy legend: http://rapidlibrary.com/download_file_i.php?qq=mostar%20sevdah&file=4690197&desc=Mostar+Sevdah+Reunion+-+2001+-+A+Gypsy+Legend+.rar









3) Mostar Sevdah Reunion com Ljiljiana Butler: http://rapidlibrary.com/download_file_i.php?qq=mostar%20sevdah&file=4690200&desc=Mostar+Sevdah+Reunion+-+2002-+The+mother+of++Gipsy+soul+.rar









Ah, e se alguém cobrar, bota na conta de Edir Macedo (ninguém quer me dar 10% não?)

Nenhum comentário: