terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Matthäuspassion II


Eu sei que já falei sobre Bach nesse meu blog, mas quero falar de novo. Aliás, quero completar o que queria ter feito no post sobre a Matthäuspassion. Vejam bem (aquela propaganda de cimento me faz parecer ridículo falando isso), é o segundo post sobre a mesma obra! E olhem que o grão-mestre turíngio tem uma infinidade de possibilidades de comentar seu trabalho, ou melhor, de reverenciar. Minha missão estava cumprida quando os deixei com o link da São Mateus regida por Herreweghe e, de quebra, uma versão de Gardiner. Mas, faltava aquela que eu mais gosto que é a de Herbert von Karajan regendo a Filarmônica de Vienna. Ora, mas por que faço tanta questão que vocês escutem essa tão grandiosa obra? Fico imaginando vocês de mau humor, com raiva das bobagens que escutam da minha boca pelas ruas, sem tempo em algum computador emprestado ou numa lan house. Realmente, se for assim, é um inferno. E para ouvir Bach não se pode pensar em tal lugar. Só se concebe sua obra reverenciando Deus e sua criação, o paraíso. Estou cá, tentando estruturar uma sequência de frases que seja digna da beleza que estou prestes a mergulhar-vos, mas tudo o que venha a fazer soará pequeno e impuro. Apenas realizo esse pequeno prelúdio para que vocês, amigos que visitam esse espaço (e fico feliz de saber que meus visitantes são poucos, mas são grandes) possam admirar a elevação de J.S. Bach ao conceber a São Mateus e o exagero de Karajan em fazer com que Deus escute de tão longe. Fiquei pesquisando por um bom tempo antes de trazer esses links, quase suplico que assistam os vídeos e façam o download da obra que está dividida em 4 partes. Não deveria nem fazer tal propaganda, pois os que não se arvorarem a acreditar serão os maiores perdedores. Vou parar por aqui, minha curteza não permite continuar falando de Bach. Aliás, de Johann Sebastian, porque em sua família, dos 33 homens, 27 foram músicos, então quando falamos o sobrenome podemos estar citando seus valorosos parentes. Até.


Links do youtube (com o botão direito do mouse, abra em nova janela):






p.s.: as imagens são sensacionais e a versão não é de Karajan.


Nenhum comentário: