sexta-feira, 26 de março de 2010

Nick Cave e Warren Ellis

Olá amigos visitantes do Blog. De vez em quando, sinto-me na obrigação de escrever sobre coisas menos pretensiosas como a música e o futebol, porque são paixões que cultivo e não consigo me desvencilhar. Esse ano vai ter Copa do Mundo e espero dar uns pitacos em breve. Normalmente, costumo acertar em certos prognósticos. Na Copa de 1998, por exemplo, eu cravei que a Croácia seria a grande surpresa da Copa, e acertei na mosca! O escrete liderado por Suker (lê-se "Shuker"), Boban e Prosinecki (lê-se Proshinetski) arrebentou no mundial. Mas, deixemos esse assunto para a data que lhe convir. É preciso traçar planos para o futuro, mesmo que ele não chegue. E esse ano, tenho minha surpresa na ponta da língua! Porém, hoje, quero compartilhar com vocês um disco que, para mim, é muito especial. Vamos ao assunto.

Não é a primeira postagem que dedico a esse artista contemporâneo nascido numa pequena cidade da Austrália chamado Nick Cave. Ele é uma presença perene na minha vida. Alguns grupos musicais passam pela nossa existência, caracterizam uma época, cravam verdadeiras trilhas sonaras de nossas lembranças. E no caso dessa postagem de hoje, é justamente sobre uma trilha sonora que quero dividir a emoção que sinto com vocês. Como dizia, alguns artistas marcam uma geração, um período de nossas vidas, e quando amadurecemos (ou conhecemos outras coisas) eles deixam de fazer sentido. O Pink Floyd, por exemplo, é digno de profundo respeito da minha parte, mas não sinto mais aquela paixão que me cativava há seis anos.

Conheci Nick Cave em 2001, através das
indicações do guru musical dos primeiros anos de faculdade, o sr. Cristiano Randau. Me afeiçoei da sua voz, da dramaticidade como interpretava e do gosto de sangue que acompanhava as letras. Quase dez anos depois, estabeleci uma seleção dos discos que mais gosto, posso decifrar as fases vividas pelo artista e suas incursões na vida exterior ao Bad Seeds.


Esse disco é a trilha sonora do filme "O Assassinato de Jesse James pelo covarde Robert Ford". Vou limitar-me a dizer que gostei do filme. Ouvi comentários que a película foi mal recebida pela crítica. Eu não entendo a parte técnica do cinema (fotografia, efeitos especiais, direção de figurino e etc), mas o filme foi-me interessante. Tem um desenrolar lento, o final é possível de ser previsto desde o começo. Ora, é um filme baseado em fatos reais! Numa história que qualquer norte-americano deve conhecer. Jesse James foi o Lampião estadunidense. Mas, não se trata de um filme de ação. É uma pegada arrastada, melancólica. Os valores das "pessoas simples" são expostas de maneira muito decente. Sua morte, fruto de um ato covarde como o título anuncia, contribui para a fixação do mito no imaginário popular norte-americano. O próprio Nick Cave atua no filme. Ele faz o papel de um cantor de boteco, desses que fazem música de improviso sobre os temas mais populares.

Desde o início de sua carreira, Nick Cave contou com um belíssimo time de músicos que garantiam o som vanguardista dos Bad Seeds. Pois bem, o violinista da banda, o sr. Warren Ellis, juntou-se a Cave para fazer a trilha desse filme. Violino e Piano. Não tem músicas cantadas. O clima é escaldante, sedento, uma constante preparação para algo harmonioso que está para chegar. E essa expectativa é saciada nas faixas "Rather Lovely Thing", "What Must Be Done" e, principalmente, na mais bela de todas, "Song for Bob". A canção-tema do covarde é a mais melancólica e delicada. É o prêmio dos que aguardam.

Enfim, deixo-vos com o link para o download do disco. Fico muito feliz quando encontro meus amigos "reais" e eles dizem que tiveram imensa surpresa com alguns discos que posto por aqui. Os amigos virtuais são mais tímidos em comentar, eu percebo. Aguardo comentários positivos ou negativos. Abraço!

Trilha Sonora do filme "O Assassinato de Jesse James pelo covarde Robert Ford: http://www.4shared.com/file/250263867/a4e31e2a/Nick_Cave_And_Warren_Ellis-The.html

Um comentário:

Sr. Anísio disse...

Tinha baixado há uns dias, mas só agora...... ahhhhhhhhh
tô na primeira música ainda!
é fuderoso!
Grato meu caro.