terça-feira, 28 de outubro de 2008

A Paixão de Cristo Segundo São Mateus (Matthäuspassion)




Prezados visitantes desse blog, vou terminar o dia de postagens com uma sugestão. Trata-se de uma obra grandiosa, daquele que talvez seja o maior artista da música de todos os tempos, o inigualável e incomparável, Johann Sebastian Bach. De antemão, informo que não entendo nada de partituras nem tampouco sou capaz de comparar, tecnicamente, Cecilia Bartoli com Emma Kirby. Mas, é impossível ficar impávido perante a grandiosidade dessa obra que, completa, tem três horas de imponência. Deixar-vos-ei os links das duas versões, onde inclusive, nesse blog maravilhoso, vocês lerão comentários realmente abalisados a respeitos dos artistas e das obras, muito mais técnicos que minhas ufanias.

Gostaria de postar a Paixão Segundo Mateus regida por Karajan, eu tenho no meu computador, mas não tô achando o link. É a mais arrebatadora, com a Filarmônica de Berlin rasgando as portas do paraíso. Mas, não tô achando. Fazer o que? Vou deixar vocês na mão?! Claro que não, meus ilustres visitantes! Vou passar primeiro o link da Paixão regida pelo belga Phillipe Herreweghe, linda demais e é a que mais se aproxima daquilo que Bach fez, porque tem menos músicos, 1/3 do que Karajan usa! Na verdade, tem apenas aquilo que Bach pensava mesmo. Essa versão é muito linda, mas repito, é mais simples, não rasga as portas do céu! Mas, é linda! Quem sou eu prá falar mal de tão nobres músicos... de quebra ainda vem uma oferenda musical. Baixem!

http://pqpbach.opensadorselvagem.org/j-s-bach-1685-1750-a-paixao-segundo-sao-mateus-e-a-oferenda-musical-harmonia-mundi-50-years-of-music-exploration-cd-7-8-e-9-de-29/

A sefunda versão é grandiosa como a de Karajan, regida por John Elliot Gardner. O primeiro coro, na abertura da Paixão é de fazer qualquer um se abismar e se emocionar com o sofrimento de Jesus. Rilke que não meixe mentir: "Durante o coro de abertura da Paixão Segundo São Mateus formaram-se à minha frente verdadeiras montanhas de dor." Nada mais!


http://pqpbach.opensadorselvagem.org/johann-sebastian-bach-1685-1750-a-paixao-segundo-sao-mateus-bwv-244/


Sinto-me com a consciência tranquila de que estou guiando-os para um belo caminho, meus amigos. Baixem as duas versões! É um prazer ouvir uma versão majestosa e a outra mais simples, mais próxima dos recursos do século XVII e XVIII. In Bach we trust!!

2 comentários:

Sr. Anísio disse...

foda isso véi. o segundo site, o único que abre como link é fantástico! tem milhares de múscicas...

Anônimo disse...

Obrigado por Blog intiresny