terça-feira, 28 de outubro de 2008

Nick Cave



Vou falar um pouco sobre essa figura mítica da música contemporânea. Não vou traçar uma biografia ou fazer comentários clichês. Nossa! Com tantas restrições já não vou falar mais nada. Na verdade, gostaria de falar de uma virada na carreira desse cidadão australiano. Assim o percebo, essa virada se dá em meados da década de 90 com o disco Henry´s Dreams, onde ele vai amortecer seus impulsos góticos e abrirá uma janela ilumiada para novas temáticas, como a presença de Deus, consoladora, e para o cotiadiano dos relacionamentos amarosos, quase sempre trágicos. Nick Cave é o autor da maioria das músicas que canta, vez ou otra em parceria. A maioria das melodias também surge de sua cabeça. Ele também é ator e produtor de cinema, contista... É uma dessas pessoas que não conseguem ficar sem trabalhar e sua arte é para mim, muito valorosa, pela profundidade de suas verdades, sua entrega ao sentimento e a dor. Para ilustrar o que digo, vou deixar para voces uma das minhas músicas favoritas, com a letra e o videoclipe, espero que gostem. Não vou traduzir pq perde a graça.



Far From Me

For you dear, I was born
For you I was raised up
For you I've lived and for you I will die
For you I am dying now
You were my mad little lover
In a world where everybody fucks everybody else over

You who are so far from me
Far from me
So far from me
Way across some cold neurotic sea
Far from me

I would talk to you of all matter of things
With a smile you would reply
Then the sun would leave your pretty face
And you'd retreat from the front of your eyes
I keep hearing that you're doing best
I hope your heart beats happy in your infant breast

You are so far from me
Far from me
Far from me

There is no knowledge but i know it
There's nothing to learn from that vacant voice
That sails to me across the line
From the ridiculous to the sublime
It's good to hear you're doing so well
But really can't you find somebody else that you can ring and tell
Did you everCare for me?
Were you ever There for me?
So far from me

You told me you'd stick by me
Through the thick and through the thin
Those were your very words
My fair-weather friend
You were my brave-hearted lover
At the first taste of trouble went running back to mother
So far from me
Far from me
Suspended in your bleak and fishless sea
Far from me
Far from me
-----------------------------------
words and music by Nick Cave


vídeo no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=JHsXMkv9jjo

Nenhum comentário: