quarta-feira, 7 de abril de 2010

Simentera

Ontem recebi uma encomenda dos correios. Uma caixa grande e pesada com remetente vindo da Ucrânia. Pois bem, a família de Portanov me enviou sua vasta coleção de discos de suas prospecções ao redor do mundo. Entre a imensa variedade de sons, achei um grupo de jazz do Turcomenistão, flautistas de bambu da Samoa Americana, percursionistas de Guiné Bissau, o canto das aldeãs idosas do interior da Bulgária. De ontem pra hoje, passei o dia a separar e ouvir a imensa variedade de sons que nosso amigo DJ Portanov deixou de lembranças pro seu público brasileiro.

No ano de 2005, Portanov esteve no Brasil pela primeira vez. O levei até a praia de Atapuz com mais alguns amigos. Viajamos de catamarã até Barra de Catuama, bebemos caipirinha e fomos pro brega de Atapuz atrás de namoradas nativas. Nessa ocasião, ele me falou de um grupo de Cabo Verde chamado Simentera e, de pronto, me interessei pelo ritmo gostoso da música
deste grupo criollo. Só que Portanov voltou pra Ucrânia e eu estava sempre muito ocupado com minhas viagens de negócios, com o stress do oscilante mundo das bolsas de valores e nunca mais tinha escutado esse maravilhoso grupo chamado Simentera. Hoje de madrugada, enquanto acompanhava em tempo real o desenvolvimento das bolsas de Mianmar e do Quirguistão, estive ouvindo os cd's que Portanov me enviou. Ah, meus amigos! Tamanha inspiração o conjunto caboverdiano me ofereceu que há uns três anos não tinha uma noite de investimentos tão proveitosas.

Não posso demorar muito nessa postagem. Estou de malas prontas pra mais uma viagem. Soube de umas terras de laranjal em El Salvador que estão uma verdadeira barganha, devido às ameaças de terremoto na região. Sendo assim, pretendo tirar vantajosos lucros nessa região utilizando mão de obra cearense que um amigo que é chefe na transposição das águas do Rio São Francisco está me arranjando. Eles pensam que estão indo pro Texas, mas vão pra El Salvador. Pois bem, voltando ao assunto inicial, encontrei uma coletânea imperdível com as músicas do Simentera gravada pelo recém-falecido DJ Portanov, são diversos ritmos (funaná, tabanca, codjeta), uma riqueza! De repente, pretendo trazê-los pra uma temporada no Brasil, por isso, preciso que vocês escutem. É necessário público! No mundo de hoje, comunicação é dinheiro. Sem mais, deixo-vos com o link. Só chegarei em El Salvador amanhã de noite e a próxima postagem já será de lá. Abraço e me desejem boa viagem!

Simentera por DJ Portanov: http://www.4shared.com/file/252538315/9c822fc0/Simentera_por_Dod.html

2 comentários:

Úrsulla disse...

bem, com não tenho uma vida tão agitada e intesa como a sua migo, vou ficar aqui na minha humilde vidinha ouvindo esse novo som que Portanov nos deixou como referência.
Boa viajem, faça bons negócios!

Demostenes disse...

Como o portanov é incrível. Uma benevolência e ciência musical que muito me admira. Portanov, boa viagem - faça bom proveito nos laranjais. Grande dodô, obrigado por ser amigo de portanov e nos oferecer tal conhecimento. Abrazzzzz