segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Vashti Bunyan


O Blog do Dodô mantém a tradição de sempre trazer algum disco escondido para os queridos visitantes. Dessa vez, a artista em questão é a inglesa Vashti Bunyan, embora seu nome remeta ao mundo indiano. A artista em questão tem uma trajetória musical muito diferente de todos em sua geração. Ela começou a se apresentar em festivais em meados da década rebelde, the sixties, e cativou uma parcela do público que conseguia compreender sua poesia rural. O gênero de suas canções é taxado como folk, o que é muito justo, na minha opinião. Muitos artistas acabam ganhando esse vantajoso rótulo por empunhar um violão e fazer qualquer voz um pouco mais melosa e assim se tornam ícones da juventude indie(ota).

Vashti Bunyan sofreu um imenso trauma após lançar esse álbum que vou deixar pra vocês no final da postagem. Ela foi duramente criticada na época por fazer músicas tão simples que beiravam a infantilidade. Os temas eram os mais bucólicos possíveis, falavam sobre um arco-íris sobre um riachinho ou sobre uma pequena rosa colorida que ficava na beira da estrada. O disco Another Diamond Day foi todo composto enquanto Bunyan fazia uma viagem de carroça com seu namorado da Inglaterra para o norte da Escócia e todo o repertório surgiu das belezas que encontrava pelo caminho. As belezas das coisas do interior era o que realmente fascinava nossa artista. Porém, para os críticos musicais da época, acostumados com a sagacidade de artistas como Bob Dylan, Pink Floyd, The Kinks e The Who, não deram a devida atenção às suas canções, atacando-a imperdoavelmente. Vashti Bunyan ficou tão traumatizada que só gravou esse primeiro disco em 1970 e não se arriscou mais ao apedrejar da crítica musical. Acontece que muitas vezes uma obra de arte não pode ser interpretada por uma geração por não responder aos anseios desta. A geração dos anos 60 e início dos anos 70 queria mesmo era chocar, romper, instaurar novos conceitos e uma música que buscava valorizar as coisas mais simples da vida interiorana não poderia servir de modelo para aquele determinado presente.

O resgate de Vashti Bunyan vai se iniciar no final dos anos 90, quando novos artistas como Cat Power e Belle and Sebastian buscaram reescrever a essência da música folk. Mais de trinta anos após Another Diamond Day, Vashti Bunyan lançou mais dois discos seguindo a mesma linha composicional do primeiro disco. Deixar-vos-ei com a página para download desse maravilhoso disco que nos passa uma sensação gostosa de paz e harmonia. As flautas e o violão encaixam perfeitamente com as letras e a voz de Bunyan. Para quem não conhece esta artista, fica o convite. Ficarei muito feliz se alguém se arriscar a conhecer a música desta cantora e compositora, contemporânea de outro grande nome do folk inglês, Nick Drake. Destaco as músicas Rainbow River, Rose Hip November e Timothy Grub. A sensação de paz é inevitável. É só deixar-se mergulhar nesse jardim de melancolia e mansidão.

link para baixar o álbum: http://www.filecrop.com/12251671/index.html (copiar e colar)

video não-oficial no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=_zSY2XfF0kc

Boa semana para todos!

3 comentários:

Luiz Amaral disse...

Cara, muito obrigado essa cantora é muito foda.... vlw pelo disco....

Abraços

Elizabeth disse...

Descobri ha pouco tempo essa cantora maravilhosa. As musicas são pura viagem, demais! Graças a deus que existe a internet e gente como vc, que gentilmente disponibiliza esses achados. Obrigada!

Assis disse...

Ela é demais. Conheci as músicas dela por uma indicação, enquanto ouvia Sibylle Baier, que é tão incrível quanto ela.

Abraços!