sexta-feira, 31 de julho de 2009

Por Onde Andará RaiPT?!


Recife é uma cidade cheia de personagens autênticos, muitos desses não aparecem na mídia pop alternativa, em programas da TV Universitária ou em alguma estação de rádio AM esquecida do grande público. Sim, aos artistas pernambucanos só resta os lauréis da mídia alternativa, pois o main stream não foi feito pro nosso sotaque, nossa timidez e nossa angústia colonial. Muitas pessoas interessantes sequer tiveram a oportunidade de relatar para o grande público sua utopia de vida, muito mais honesta do que o cenário imutável em que vivemos. Eu conheci um estudante de filosofia chamado Raimundo Nonato, que estava muito acima das discussões políticas, dos nossos excessivos artistas plásticos, de nossa cultura alternativa. Para quem não conheceu, ele era mais conhecido pela alcunha de RaiPT.


RaiPT tinha sua própria visão da política, tanto que sua social-democracia extrapolava a caretice farsante do PT. Ao final de anos, ele trocou de partido, foi para o P-SOL, mas ainda assim, tudo aquilo era muito pequeno para suas idéias acerca da humanidade. RaiPT fundou um novo conceito de política social, atraiu seguidores para o raipetismo, que ganhou adeptos entre vários estudantes da UFPE que prontamente divulgaram seu manifesto para associações de trabalhadores ao redor do mundo. O raipetismo foi adotado pela Associação de Pescadores do litoral leste de Suriname, pela cooperativa de tratadores de coalas de Bórneu e pelos guias safaristas desvinculados do governo da Botswana. Dessa forma, seu pensamento e luta começam a ganhar contornos universais.


RaiPT desiludiu-se com a política. Costumeiramente, encontrávamos-no andando pelas ruas do bairro da Várzea, pelos pastos, asfaltos, em festas alucinadas. Tornara-se um boemio esclarecido. Sua palavra ganhava ares eivados de sabedoria e misticismo. Por fim, frequentava seitas cristãs clandestinas que pregavam o cristianismo nestoriano, abolido do mundo ocidental desde o século XIII, mas que tinha reminiscências de sua atuação nas antigas cidades costeiras do Irã. RaiPT era estudante de filosofia e não se intimidava ante as novidades, pesquisava teodicéias e antropodicéias. Constituiu-se num mito para a juventude pernambucana.


De repente, numa manhã cinzenta do último inverno, sorrateiramente, abandonou nossa cidade sem divulgar seu paradeiro. Desde então, muitos de seus seguidores passaram a questionar onde RaiPT estaria iluminando os caminhos. Notícias desencontradas chegaram a nossa capital. Viram RaiPT iniciar uma cruzada contra os fazendeiros do vale do Cariri, na Paraíba. Muitos trabalhadores passaram a seguir-lo, gente simples, filósofos populares, professores universitários das universidades de Patos e Cajazeiras. RaiPT reinvidica a posse de uma terra ao norte da cidade de Picos, no Piauí, onde pretende levantar as barricadas contra a civilização ocidental, fundando um estado pacífico, cristão genuíno, formador de übermenschliche, o reino de U-Topos.


Em Recife, enquanto notícias mais confiáveis não chegam, um movimento neosebastianista, intitulado "Panteão da Esperança", aguarda a chegada do messias que tirará nossa sociedade da ganância desenfreada, da fome incontrolável de poder e que nos conduzirá ao nirvana social de uma era justa e igualitária. Ó RaiPT, fazes contato com tua gente. Dizes seguramente onde te encontras, Antônio Conselheiro Digital! Nós, que cá aguardamos, teu chamado messiânico para fundarmos o reino mais justo de toda a história, o fim de nossa jornada, o ápice desse ensandecido movimento de corpos sociais que nos conduzirá ao apocalipse sem dor do reino da utopia. Quem souber do seu paradeiro, informe. Por onde andará RaiPT?!

4 comentários:

Luciana Cavalcanti disse...

Se Rai ler este post... ele mesmo vai fazer Questão que fique sem resposta, Dodô!!! rsrssrs Rai é uma viagem...

Anônimo disse...

é pra lutar, é pra vencer, a juventude é raipt!!

Sr. Anísio disse...

estamos esperando a volta de RaiPT!
ele trará uma nova doutrina antisocial. mas, segundo fontes ele não retornará por agora, seu tempo e seu reinado são do futuro não muito distante - preparemo-nos RaiPT voltará!

André Raboni disse...

Postagem mais que necessária.

Ó, Rai!, teu povo clama!